Receita de glucose caseira
- Jem Mourão
- 13 de jun. de 2016
- 2 min de leitura

Há alguns dias eu resolvi fazer um glaceado de chocolate, com acabamento brilhante ou mirror glaze para os que acompanham as tendências de culinária e confeitaria.A receita apesar de parecer bastante complicada é fácil de executar,e deixa a sobremesa com um acabamento lindo. No entanto, um dos ingredientes pedidos era a Glucose. Em algumas cidades pequenas não é tão fácil de encontrar e muitas vezes ela acaba e esquecemos de comprar outra.Então trouxe essa receita que eu vi originalmente no blog Receitas de todos nós .
Resolvi então testar a receita, com um pouco de receio pois achei que era simples demais para ser verdade e mesmo se conseguisse fazê-la me perguntava se ela realmente iria funcionar na receita . Mas para minha surpresa deu tudo certo e eu consegui fazer glaceado no ponto perfeito.
A receita é super simples e fácil,qualquer um pode fazer , no entanto, o jeito de executá-la é que fará toda a diferença.
Ingredientes
300g de Açúcar (eu utilizei o refinado)
150g de água filtrada
Dica: Esta receita não rende muito, porém você pode dobrá-la , sempre respeitando a proporção de 2 partes de açúcar para cada parte de água.
Modo de preparo
Escolha uma panela anti aderente de fundo grosso, isso é muito importante pois a calda possui um tempo de cozimento que deve ser respeitado, se usarmos uma panela fina a calda queimará antes de chegar ao ponto desejado.
Adicione o açúcar e a água, misture os dois por completo para que o açúcar se dissolva na água. Após isso em fogo médio coloque a panela e deixe aquecer até levantar fervura.No blog a autora do artigo diz para que não se mexa a calda, e que não deve -se ter atrito nenhum no fogão ou panela, pois isso poderia caramelizar a calda. Eu respeitei essa regra e correu tudo bem.
Assim que o volume de líquido da panela tiver sido reduzido a 1/3 do volume original e que se forme uma calda em ponto de bala mole você deverá desligar o fogo.
Aguarde mais 5 minutos com a panela desligada para que a calda esfrie.
Coloque em um recipiente hermético para conservar.
Conservação
Apesar de ser uma receita simples e de fácil preparação a calda não apresenta grande durabilidade, após 48 horas pude observar que já estavam se formando pequenos cristais de açúcar no interior da mesma. Então minha dica é que você faça na véspera e a use no máximo dentro deste período para que você consiga obter o resultado correto na receita.
Eu só utilizei a receita no glaceado, porém a autora do blog afirma que você pode substituir a glucose industrial por essa caseira em todas as preparações.Então farei mais receitas e assim que eu testar vou adicionando-as no blog.
Espero que vocês tenham gostado,se tiver qualquer duvida ou sugestão eu ficarei feliz em responde-lo nos comentários.
Até a próxima.